PT|EN

Programas

Enquanto novo paradigma de organização das sociedades modernas, a Sociedade da Informação assenta num modelo de desenvolvimento social e económico onde a informação, como meio de criação e difusão de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
Um dos factores críticos para que a Sociedade da Informação se afirme é a possibilidade de todos os cidadãos acederem às tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais presentes no nosso quotidiano e instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho e de lazer.
A Fundação Portugal Telecom, cujos fundadores estão na vanguarda do desenvolvimento das mais avançadas tecnologias de comunicação, tem como um dos principais objectivos promover os incentivos para a construção da Sociedade da Informação, através do apoio a projectos e iniciativas, próprias ou em parceria, que aproximem os cidadãos destas tecnologias permitindo-lhes, através da sua utilização, uma melhor qualidade de vida.

Áreas de Intervenção Prioritárias

Na prossecução dos seus fins, a Fundação Portugal Telecom definiu as seguintes áreas de intervenção prioritárias:

• Educação / Literacia
  • Saúde
  • Inclusão Digital de Pessoas com Necessidades Especiais

Em cada um destes domínios, que quando se fala em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tantas vezes se cruzam, a Fundação desenvolve projetos, estabelece parcerias com instituições de referência que atuam em cada uma das áreas e apoia projetos que possam ser valorizados com o seu know how e com os meios de que dispõe relacionados com as tecnologias de informação e comunicação.

Em Educação, Saúde e Inclusão Digital é possível encontrar informação sobre grande parte desses projetos, sendo que alguns deles, nomeadamente na área da Inclusão Digital, têm características que justificariam igualmente incluí-los em Educação ou em Saúde.