EXPOSIÇÃO TRIDIMENSIONAL DE ZACKY SANTOS¬†
2019-04-05

Foi ontem inaugurada uma exposição de Zacky Santos no Espaço Altice Tenente Valadim, no Porto.

“The other side ” é a exposição que Zacky Santos leva ao Porto, revelando a sua produção artística numa original técnica de “spray painting” e x-ato sobre cartão canelado espesso, que lhe permite criar composições com uma profundidade tridimensional, numa intervenção muito próxima do que é a “street art/ graffiti”.

Trata-se de uma técnica mista, na fronteira entre a Pintura e a Escultura, com obras a penderem mais para uma expressão plástica do que para a outra, mas sempre difíceis de classificar, onde se reconhece a forte influência do trabalho de Vhils.

Os retratos trabalhados por Zacky Santos são ricos em detalhes. Quando se trata de figuras públicas, facilmente são identificados, de tal forma o artista capta a expressão pessoal que é a sua marca. Quando o modelo é anónimo e o objetivo é destacar um contexto, social ou outro, mais uma vez há uma minúcia de trabalho de composição, de aparência quase “fotográfica”.

Neste conjunto de trabalhos, o tema do Muro, dos Muros, tão atual como inquietante, é o fio condutor da representação, apontando para a realidade das duas faces da mesma moeda: “tudo na vida tem dois lados, diferentes, mas ligados…”A originalidade da técnica alia-se à força da mensagem, resultando em trabalhos de forte impacto visual e emocional.

Zacky Santos nasceu em Lisboa, vive na margem sul, e divide-se entre as artes plásticas, a escrita criativa e o voluntariado numa ONG. Esta é a sua primeira exposição no Porto, na sua jovem e qualitativa carreira artística, que poderá ser apreciada no Espaço Altice Tenente Valadim, de 4 a 30 de Abril.

© Todos os direitos reservados.