ESPAÇO TENENTE VALADIM RECEBE EXPOSIÇÃO DE SARA DE PINHO.
2019-07-05

Sara de Pinho apresenta a exposição “O Recorte que indica o Norte”, no Espaço Altice Tenente Valadim, no Porto. Uma exposição repleta de trabalhos irreverentes e muito contemporâneos onde a técnica dominante utilizada é a colagem. Sendo uma “técnica pictórica que permite compor uma obra plástica, unido imagens, fragmentos e materiais de procedências diversas”, permite seguir a definição académica.

Os trabalhos de colagem sobre papel, sobre cartão canelado, alguns com peças tridimensionais, constitui o core da exposição, porém, também encontramos trabalhos de colagem digital, impressos em tela ou lona. E a arte contemporânea, é mesmo isso, permite a transgressão das regras e a experimentação, socorre-se também dos meios disponibilizados pelas tecnologias, refletindo, naturalmente, o nosso tempo e o nosso espaço.

Sara de Pinho refere, “Com a tesoura tomo decisões e desenho formas. Através do recorte saliento fragmentos de um determinado conjunto exterior. Posteriormente organizo as parcelas. Cada detalhe foi trabalhado de modo a atingir um conjunto harmonioso. Este processo culmina na montagem e descreve-se segundo três fases: a seleção, a edição e a recontextualização.

Nestes trabalhos conjuguei diferentes técnicas, tais como a colagem, a pintura, o desenho e a fotografia. Estás técnicas reunidas produzem o sentido da collage.”

Sara de Pinho é uma jovem artista do Porto. Tem o mestrado em Criação Artística Contemporânea, pela Universidade de Aveiro. Concluiu o curso de técnica de Desenho Gráfico, pelo C.R.P.G., Vila Nova de Gaia. É também licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto e frequentou o curso de História da Arte, na Faculdade de Letras do Porto.

A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 31 de julho.

© Todos os direitos reservados.