Bibliotecas Escolares Inclusivas

Com o objetivo de criar bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos, nomeadamente, para os que têm necessidades educativas especiais, a Fundação Altice celebrou protocolos com a Rede de Bibliotecas Escolares, com o Ministério da Educação e com a Direção Regional de Educação dos Açores, no âmbito do programa “Todos Juntos Podemos Ler”.

Ao abrigo destes protocolos, foram equipadas bibliotecas escolares de vários agrupamentos de escolas. A Fundação Altice disponibilizou equipamentos informáticos, computadores e tablets, e tecnologias orientadas para a acessibilidade às Tecnologias de Informação e Comunicação,

As bibliotecas, munidas dos recursos necessários, oferecem conteúdos acessíveis a cerca de 2 500 alunos com necessidades especiais, tais como livros em SPC (símbolos pictográficos de comunicação), audiolivros, vídeos em LGP (língua gestual portuguesa), ou livros sensoriais. Os conteúdos produzidos, assim como algumas atividades registadas em vídeos, estão a ser partilhadas na plataforma SAPO Campus: uma rede social fechada desenhada para o contexto educativo da comunidade escolar, que pode ser usada para a colaboração e partilha.

Mais de 100 Bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares a nível nacional, e cerca de 3 000 alunos com necessidades especiais, já beneficiam das tecnologias de acessibilidade às comunicações disponibilizadas pela Fundação Altice.

© Todos os direitos reservados.