O que é

Comunicar em segurança é uma iniciativa de voluntariado empresarial que pretende alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação, designadamente Internet e telemóvel, através de um programa que integra sessões de sensibilização em sala de aula, um Passatempo e uma peça de Teatro.

As novas Tecnologias de Informação e Comunicação oferecem hoje em dia um mundo fantástico de novas oportunidades de aprendizagem e de relacionamento, que exigem um conhecimento profundo das suas vantagens mas também dos seus riscos.

A interatividade dos novos meios de comunicação não só abre portas, como também, e tal como em outros aspetos da vida do dia-a-dia, requer cuidados que preservem a segurança de cada um, dos seus dados pessoais e das informações ou conteúdos a que, cada um, quiser aceder ou partilhar com os outros.

É, por isso, fundamental conhecer as formas mais éticas e corretas de utilização destes serviços, de modo a garantir que as experiências vividas no atual universo digital sejam positivas, enriquecedoras e responsáveis.

Neste contexto, a Fundação Altice Portugal, criou um programa de sensibilização – Comunicar em Segurança - de voluntariado empresarial, que conta com a participação dos colaboradores da Altice Portugal, bem como, com a parceria de outras instituições especializadas, que prepararam e realizam workshops sobre o uso adequado das TIC, junto da comunidade escolar e ao longo de todo o país.

Desde o arranque do Comunicar em Segurança, em 2009, já foram abrangidos em todo o país mais de 350 mil alunos, mais de 2.500 instituições e mais de 10 mil ações de sensibilização.

Quem participa

O Comunicar em Segurança integra o Consórcio de Internet Segura de Portugal, e conta com o apoio da PSP no âmbito do Programa Escola Segura, da Rede de Bibliotecas Escolares, da Associação Nacional de Professores de Informática e é reconhecido como uma boa prática a nível europeu pelo ICT Coalition

Quando começou

Este programa nasceu em 2009 e tem evoluído qualitativa e quantitativamente com as tecnologias, com os parceiros e com os seus utilizadores. Comunicar em Segurança, foi e é um compromisso de responsabilidade social assumido no universo da Altice Portugal e concretizado pela Fundação Altice junto da comunidade escolar a nivel nacional

Consórcio Internet Segura de Portugal

O Consórcio Internet Segura de Portugal é composto e coordenado pela Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT), pela Direção Geral de Educação (DGE), pelo Instituto Português do Desporto e Juventude IPDJ), pela Microsoft e pela Fundação Altice.

O Consórcio tem como objetivos a promoção de uma utilização segura da Internet, o combate à utilização de conteúdos ilegais, a minimização de impactos negativos nos cidadãos e a consciencialização da sociedade para os riscos associados à utilização incorreta da Internet.

A Fundação Altice foi convidada a integrar o consórcio, no âmbito do seu Programa Comunicar em Segurança. Um programa promovido a nível nacional – incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores -, destinado a jovens estudantes, à comunidade escolar em geral e aos séniores, e que é baseado em ações de sensibilização para a utilização correta dos meios online e da internet.

A integração da Fundação Altice Portugal neste consórcio permite robustecer a sua atuação e beneficiar do apoio concedido pelo programa europeu Safer Internet.

A Comissão Europeia lançou em 1999 o programa Safer Internet, a que se seguiu em 2005 o programa Safer Internet Plus, com o objetivo de dinamizar projetos dos Estados Membros de promoção da utilização segura da Internet, da autorregulação e da cooperação internacional nesta área.

Ao longo dos anos, tem coordenado o desenvolvimento e a conjugação de esforços nas atividades de sensibilização, combate aos conteúdos ilícitos, filtragem e rotulagem de conteúdo, envolvendo a sociedade civil nas questões de segurança das crianças e criando uma base de dados sólida de informações relacionadas com a utilização das novas tecnologias pelos jovens. O Safer Internet Day  e Safer Internet Fórum, são os principais eventos anuais associados com o programa.

Uma parte importante do programa são os centros Internet mais segura, que estão presentes em 30 países europeus, incluindo Portugal. Todos agregam e disponibilizam informações para crianças, pais e professores, e organizam painéis de jovens que são consultados sobre questões de segurança online.

Foi neste âmbito que a Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, através da Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet (DGIDC-CRIE) do Ministério da Educação, desenvolveu, em 2004, o projeto Seguranet, para a promoção de uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet junto dos estudantes do ensino básico e secundário. Uma das orientações estratégicas do programa de ação, Ligar Portugal, adotado pelo Governo em Julho de 2005, era “Assegurar a Segurança e a Privacidade no Uso da Internet“, mais especificamente “garantir que todos, e em particular as famílias, disposessem de instrumentos para proteção de riscos que possam ocorrer no uso da Internet e tenham informação sobre como os utilizar”. O projeto Internet Segura contribui para a concretização desta orientação estratégica.

Este projeto é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, e que também envolve a DGE - Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional – FCCN, IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, e a Microsoft Portugal. Após avaliação e aprovação da candidatura do projeto apresentada ao programa europeu Safer Internet Plus, o respetivo contrato entre o consórcio e a Comissão Europeia foi assinado em Junho de 2007.

Em Janeiro de 2011, a então Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (atualmente integrada no IPDJ) passou a integrar o Consórcio Internet Segura, ficando responsável pela Linha Ajuda - serviço que iniciou funções em 1 de Junho de 2011. A integração e implementação da helpline nos serviços já disponibilizados pelo Consórcio, resulta da candidatura em 2010 ao Programa Safer Internet com a proposta "Centro Internet Segura Portugal".

A partir de julho 2016, o consórcio da Internet Segura, conta com a participação da Fundação Altice Portugal.

© Todos os direitos reservados.