Pais e educadores

A segurança online de menores é um tema cada vez mais pertinente e no qual todos devem participar no sentido de garantir experiências positivas e uma melhor cidadania digital.

As redes sociais tornaram-se muito populares. Os jovens tornaram-se sofisticados na forma como usam as apps, redes sociais, sites e jogos, e nos diversos dispositivos que utilizam como sejam os smartphones, tablets ou consolas de jogos.

Contudo, estas novas formas de comunicação pública revestem-se de muitas vantagens mas também de alguns riscos. Nem todos os riscos se transformam em problemas reais, embora seja aconselhável que as crianças conheçam os riscos, para que possam precaver situações negativas.

É fundamental dotar os pais e educadores de conhecimentos sobre segurança nos meios digitais, de forma a que possam acompanhar melhor os comportamentos online dos menores. Por isso, criamos um guião de boas práticas para que os pais e educadores possam acompanhar as crianças e jovens na utlização das Novas Tecnologias. E, para facilitar a tarefa aos pais e educadores e também às crianças e aos jovens, o Comunicar em Segurança disponibiliza um contrato, que deve ser assinado pelo educador e pelo jovem, que estabelece as regras que cada um deve seguir na utilização dos meios online.

Guião de boas práticas online para pais e educadores

Contrato para crianças até 10 anos de idade

Contrato para crianças com mais de 10 anos de idade

© Todos os direitos reservados.