Academia Língua Gestual Portuguesa

Numa iniciativa ímpar de promoção da educação inclusiva e que visa endereçar igualdade de oportunidades no acesso à educação, a Academia LGP foi criada entre a Fundação PT e o Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira (CEDJRP), com o objetivo de adequar soluções tecnológicas da Altice Portugal aos requisitos educativos específicos da comunidade surda.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP), é a língua através da qual grande parte da comunidade surda, em Portugal, comunica entre si. É processada através de gestos sistematizados e a sua captação é visual. É usada pela comunidade surda e também por toda a comunidade envolvente, como familiares de surdos, educadores, professores, técnicos, entre outros.

A Academia LGP disponibiliza à comunidade surda centenas de vídeos educativos com conteúdos traduzidos de Matemática, Físico-Química, História e Educação Visual e Tecnológica.

A recolha de imagem, produção, locução, montagem e disponibilização pública dos vídeos, estão a cargo da Fundação PT, que se articula com o CEDJRP quer na identificação dos conteúdos a trabalhar quer na validação dos respetivos vídeos.

Acesso gratuito e online a conteúdos educativos em LGP

Os vídeos são disponibilizados em formato bilingue ( Português e em Língua Gestual Portuguesa), através do portal SAPO e os conteúdos educativos disponibilizados destinam-se a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, assim como professores e familiares que interagem com a comunidade surda e que, deste modo, passam a ter acesso a uma ferramenta online gratuita com conteúdos em LGP.

Através deste projeto são adicionalmente difundidos novos gestos (neologismos) propostos para os conceitos escolares. O projeto permite dar um salto qualitativo na comunicação e proximidade com a comunidade surda bem como um maior conhecimento da língua gestual.

Conheça aqui os conteúdos educativos em LGP

Educação Visual e Tecnológica

Física-Química

© Todos os direitos reservados.