Empreendedorismo

O Empreendedorismo é, cada vez mais, um novo olhar sobre o mundo, alicerçado no conhecimento, na inovação, na construção de ideias, na avaliação de novas oportunidades, na mobilização de recursos, na assunção de riscos e na concretização de projetos diferenciadores com impacto positivo na sociedade.

Atualmente, a economia mundial caracteriza-se por um elevado ritmo de inovações, pela crescente importância da ciência, da tecnologia, da informação e do conhecimento associado à competitividade empresarial.

O empreendedorismo tem – se revelado como uma solução, sendo sinonimo mudança de paradigma, de rutura com o tradicional e com a criação de valor assente em novas premissas.

E como não se nasce empreendedor. É preciso aprender!

Na missão da escola, é fundamental enquadrar o desenvolvimento de novas competências que promovam a melhor empregabilidade dos jovens e que os prepare como cidadãos críticos e conscientes que possam contribuir como agentes de mudança na sociedade.

É também fundamental conhecer o mundo dos negócios e os procedimentos que importam ter em conta, passo a passo, para melhor avaliar e tomar as opções mais ajustadas à sustentabilidade de cada ideia.

Desde 2000 que a União Europeia passou a privilegiar o conhecimento e a inovação, a promover uma cultura mais empreendedora e a adotar atitudes e valores culturais favoráveis à capacidade e iniciativa de empreender.

Importa por isso, conhecer as oportunidades de financiamento disponíveis a nível nacional e internacional para a economia social e solidária e que poderão constituir uma importante alavanca no desenvolvimento e/ou consolidação de um projeto socialmente inovador.

Júnior Achivement Portugal - Aprender a ser empreendedor

Ideia Simples - Informação para ter um negócio online

Geofundos - Oportunidades de financiamento para a economia social

© Todos os direitos reservados.