Cabinas Telefónicas Requalificadas
A imaginação não tem limites na Arte Urbana!
Com frequência abandonadas e alvo de vandalismo, as antigas cabinas telefónicas estão a ser transformadas um pouco por todo o lado em novos e criativos equipamentos urbanos, atrativos, funcionais e socialmente responsáveis.
Perfeitamente enquadradas no espaço, as antigas cabinas telefónicas já são micro bibliotecas, lojas, discotecas, bares, postos de informação, cafés, teatro e muito mais….
A ideia da reconversão das cabinas telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado há alguns anos numa pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores se lembraram de converter uma das cabines telefónicas classicamente encarnada, na mais pequena biblioteca do mundo.
Esta nova biblioteca foi um sucesso e outras povoações seguiram a iniciativa, incluindo Londres. E, agora, em Portugal e através da Fundação Altice Portugal, o conceito tem vindo a afirmar-se e a ganhar sucessivos adeptos em diversas localidades do país.
A transformação de cabinas telefónicas desativadas, um dos símbolos mais emblemáticos das telecomunicações em Portugal, pretende animar o espaço urbano, estimular a criatividade e aproximar as populações à arte e à cultura em geral. São uma obra empolgante: na sua idealização e implementação.
Em 2020 o período de candidaturas está suspenso.
Conheça aqui as inaugurações de cabinas telefónicas que já se transformaram em equipamentos culturais:
Lourinhã
Torres Vedras
Ponta do Sol
Almada
Vila Nova de Milfontes
Açores
Barcelinhos
Lisboa (Praça de Londres)
Caldas da Rainha
Trafaria
Mêda
Laranjeiro
Lisboa (Parque das Nações)
Lisboa (Alcantâra)
Constância
Beja
Amadora 2
Santa Maria Maior
Amadora 1
Amarante
Sagres
Caldas da Rainha 2
Lisboa (Campo de Ourique)
Coimbra
Leiria
Lisboa (Alto de S. João)