Educação

A educação ao longo da vida é cada vez mais influenciada por fatores complementares aos âmbitos, familiar e escolar.

Vivemos num ponto de viragem num conjunto alargado de áreas da vida. Somos contemporâneos de um mundo cada vez mais desmaterializado onde podemos multiplicar tempo e recursos. Transferir informação a alta velocidade não é apenas mais uma evolução na indústria, é uma alteração de paradigma com repercussões no nosso dia-a-dia: em casa, na escola, na saúde e nos estilos de vida.

De acordo com a UNESCO a educação, hoje em dia, é exercida em diversas plataformas que vão muito além do ambiente formal das escolas. Segundo a organização, a educação pode subdividir-se em educação formal e educação informal. Se conceptualmente a educação formal é por definição aquela que reside na escola, por educação não formal, entende-se todo o processo de ensino e aprendizagem ocorrido a partir de uma intencionalidade educativa mas sem a obtenção de graus ou títulos, sendo comum em organizações ou redes sociais, e aquela que ocorre nos processos quotidianos sociais, tais como com a família, no trabalho, nos círculos sociais ou afetivos.

A generalização do uso das tecnologias de informação e comunicação, bem como a crescente oferta de soluções e serviços em banda larga a par dos programas de apoio à comunidade e a grupos de cidadãos com necessidades especiais, constituem exemplos do envolvimento da Fundação Altice na construção de uma sociedade mais equilibrada e com melhor acesso à educação, condição indispensável ao progresso e à promoção de uma cidadania mais responsável.

A Fundação Altice quer continuar a ter um papel ativo nesta mudança promovendo uma educação cada vez mais inclusiva, nos domínios formal e informal, contribuindo para a inclusão escolar dos cidadãos portadores de deficiência ou de doença severa incapacitante, para a dinamização de programas que incentivem o sucesso escolar e uma maior literacia digital, tendo como principal alavanca as telecomunicações e as novas tecnologias de comunicação.

E, por isso a estratégia seguida pela Fundação Altice, conta não só com as sinergias entre a Altice (seu instituidor), e entidades especializadas diretamente ou indiretamente ligadas ao universo do ensino e da aprendizagem, como também assume o compromisso de levar este apoio a todas as zonas do país, mesmo nas mais remotas.

© Todos os direitos reservados.